09/06/2017

Maneiras de preencher seus cadernos


Escrever é uma maneira de colocar os pensamentos e ideias em ordem, seja para nos lembrarmos de algo, desabafarmos ou deixarmos nossa criatividade fluir. Muitas pessoas preferem fazer tudo isso através da dimensão digital, porém outras preferem "à moda antiga": lápis, caneta e papel. Há também as pessoas que gostam, de ambos, como eu. E se você também é como eu e adora comprar cadernos e fica doida só de olhar para fotos como essa de cima, porém inúmeras vezes não sabe o que fazer com eles, esse post vai te ajudar a ter ideias para preenchê-los, seja para sua vida pessoal, acadêmica ou profissional.

PLANNER vs BULLET JOURNAL 
Basicamente, planner e bullet journal possuem o mesmo objetivo: organizar sua vida. Pode ser com suas contas, horários, datas de trabalho ou provas, metas e objetivos, ideias para canal/blog/livro, compromissos, controle de gastos, hábitos, enfim, diversas coisas. Porém, a diferença de um do outro é a seguinte: obullet journalé algo mais prático e rápidode organizar. Por quê? O planner é um caderno para quem gosta de fazer recortes e colagens; adicionar adesivos personalizados, adicionar fitas coloridas, fazer desenhos, escrever frases paradecorar as páginas, como na primeira imagem à esquerda. Em ambos, você pode usar qualquer caderno e desenhar calendários semanais ou mensais, fazer títulos bonitos, criar listas em diferentes layouts, fazer tabelas, fazê-los da maneira que quiser. Também, há diversos links na internet (Pinterest, Tumblr, blogs) onde você pode baixar e imprimir gratuitamente esse layouts e até comprar seu próprio planner/bullet journal. 
Particularmente, eu adoro a proposta do planner, porém adotei o bullet journal, pois não tenho tanto tempo nem disposição para fazer toda essa personalização do planner
Eu uso o bullet journal para a vida acadêmica: anotar coisas que preciso estudar, trabalhos para entregar, tarefas para fazer. Já cheguei até a fazer um gráfico mensal de meus sentimentos, onde cada cor da legenda representava um sentimento predominante do dia e marcava a data com determinada cor. O bullet journal têm salvado minha vida e minhas notas!
Há muito conteúdo em diversos cantos da internet à respeito desses cadernos. Inspire-se e comece o seu!



PARA ARTISTAS
É obvio que todo desenhista, músico, escritor possui um caderno específico para anotar suas ideias ou produzí-las. Eu tenho um sketchbook, que comprei na loja Grafitti Artes. Uso para fazer diversos sketches (rascunhos) para praticar ou até desenhos originais.
As folhas de um caderno de desenhos são específicas: possuem uma gramatura maior, ou seja, são mais grossas, diferente das folhas sulfites. Há também os sketchbooks para aquarela, onde a gramatura é ainda maior, para que a água não enrugue o papel.

LEMBRANÇAS/VIAGENS
Também possuo um caderno de lembranças, onde eu colo diferentes coisas. Ingressos de cinema ou shows, flores secas, notas de restaurantes, mapa de algum lugar que visitei (saudades Porto Seguro 💙), cartões de visita, pedaço de alguma embalagem de algo novo que experimentei e por aí vai. Esse método também pode se aplicar em memórias de viagens, porém você também pode anotar seu roteiro de viagem: lugares que quer visitar, gastos, coisas que quer comprar, etc.

GRATIDÃO
Já vi inúmeras pessoas usando seus cadernos dessa maneira: anotar coisas que as fazem ser gratas diariamente. Acho uma excelente maneira de vermos o lado bom de nossas vidas e estarmos mais em paz, independente de qualquer situação.

ESTUDAR LÍNGUAS
Eu gosto muito de estudar línguas sozinha. Estou no nível intermediário ao nível fluente do inglês e comecei a estudar francês por mim mesma. Há diferentes meios na internet que contribuem para isso e para anotar regras de gramática, expandir meu vocabulário, montar frases e exercícios, eu tenho um caderno específico.

Há também outros mais simples e específicos, como: pequenas listas de coisas à fazer, listas de desejos, diário, scrapbooks, listas de filmes, livros, séries e muitos outros. Opções não faltam! 


28 comentários:

  1. Menina, AMEI a forma como você organizou a ideia nesse post!
    Eu gostei da ideia de ter um caderno de lembranças - atualmente tenho um Bullet Journal.

    Vou testar isso!

    Beijos e obrigada por ter visitado o meu blog ♥,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Que fofura!! Adorei as suas ideias. Antigamente eu tinha alguns cadernos, que na realidade estavam mais pra diário, para desabafar e tudo mais. Era bonitinho, mas nada tão bem enfeitado como os que você mostrou. Hoje em dia já não tenho muita força de vontade para fazer algo assim, mas gostei muito do post!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, pra manter cadernos em ordem tem que gostar bastante!
      Obrigada! <3

      Excluir
  3. Vou abraçar essas dicas fazendo referência às minhas agendas! Como eu uso bastante pra fazer minhas anotações diárias do trabalho, vou colocar em jogo essas dicas aí. Boas.

    Um beijo <3

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte! Espero que funcione bem pra ti <3
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Olá! Tudo bem?
    Olha, eu assim como você adoro caderninhos (tenho vários) e adoro escrever a mão também. Sempre que posso estou escrevendo porque realmente é libertador. Estou arriscando caligrafia agora e tô amando.

    Bjux.
    Diego Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho inúmeros perdidos por aqui hahaha
      Caligrafia é demais, sempre gostei de praticar! Espero poder ver as suas algum dia <3
      Beijão!

      Excluir
  5. Oi Laís, sua linda, tudo bem?
    Peço desculpas pela demora em vir visitar seu blog, esses últimos dias foram corridos. Eu acho o planner a minha cara, adoro colar adesivos, fazer decoração, usar canetas de cores diferentes, mas não funciona para mim, acabo ficando sem tempo depois. O bullet journal eu ainda não conhecia, vou procurar vídeos sobre ele. Na escola eu tinha uma agenda e eu a usava mais ou menos com essa sua ideia de guardar lembranças. Adorei o post!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de todas essas coisas, mas com a correria diária é melhor algo mais prático, né? Boa sorte com o bullet journal, tem diversas ideias por aí e me ajudou bastante <3
      Beijos!

      Excluir
  6. Oieee! Que post legal! Eu sempre acho os planner lindos, mas nunca consigo ter o meu e acabo usando mais os cadernos para estudar línguas mesmo <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3 se já preciso colocar meu caderno de francês em dia, imagina se eu tivesse um planner. Acho demais mas é difícil manter sempre disposição pra enfeitar ele, apesar de que deve ser muito relaxante.
      Beijão!

      Excluir
  7. Adorei esse post! Também amo cadernos, aliás, como não amar, né? Os que tenho vazios eu costumo usar pra poder estudar e fazer resumos, me ajuda bastante. Ah, e também tenho um planner, realmente deixa a vida toda mais fácil!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de fazer resumos, mas eu faço em folhas separadas e coloco em uma pasta catálogo. Fica muito mais fácil na hora de revisar conteúdo, né?
      Que bom que gostou, um beijo <3

      Excluir
  8. adorei as ideias. vou usa-las como inspiração <3
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Aaah, eu amo pegar meus cadernos velhos e fazer colagens neles, fica muito fofo *-* Esses dias peguei uma agenda velha e tô fazendo ela de caderno de recordações ^^
    Adorei o post e as ideias :)
    Beijos :*
    Me Cativastes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho lindo demaaais! Obrigada, fico feliz que gostou <3 beijão!

      Excluir
  10. Oi, Laís. Amei a proposta do post! Não sou do tipo que compra esses cardeninhos, gosto mais de agenda e raramente escrevo nelas rsrs eu tenho duas amigas que usam eles, um para desenhar, porque ela está estudando design e tem um talento nato. E a outra usa para anotar coisas, como se fosse uma espécie de agenda/diário. Achei bastante criativa as ideias.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço muita gente que também não curte muito usar cadernos, ainda mais um monte hahaha mas eu, por exemplo, sempre que tento fazer anotações pelo celular acabo me perdendo, esquecendo das coisas e tal. Amém cadernos kkkk <3
      Beijão!

      Excluir
  11. Olá,

    Ah eu amo cadernos também hahah' amei as ideias, olhos em forma de coração já kk'

    Beijooos!

    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Adorei as dicas, tenho cadernos aqui parados sem saber o que fazer.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uns sete cadernos e não sei o que fazer com eles huaha queria poder imprimir várias fotos e ter um caderno de lembranças <3. Alguns uso para desenhos mesmo, mas a maioria ainda está em branco :c

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a louca dos cadernos, sempre busco alguma forma de preencher eles hahaha Eu já cheguei a ter um caderno de quotes favoritos e recentemente tenho um pra anotar valor de várias moedas em real, agências de intercâmbio e algumas coisas que quero comprar e tal. É sempre bom ter várias fontes de inspiração <3
      Beijão <3

      Excluir

1. Comente aqui, quero saber o que achou do post! Fico feliz em responder.
2. Clique em "Seguir" para acompanhar postagens como essa e me ajudar!
3. Caso queira propôr parceria, collab ou algo do tipo, clique em "Contato" e vamos conversar por e-mail.
4. Pode deixar o link de seu blog/site, gosto de visitar outros blogs!
5.Mi casa es su casa. Volte sempre!