08/06/2014

Então, eu assisti: To Aru Kagaku No Railgun S


Olá, pessoal! Hoje darei início a uma nova coluna no blog, o "Então, eu assisti". Nela eu falarei sobre filmes, séries, animes, desenhos e afins, sejam eles uma adaptação ou não. Eu gostaria de deixar claro que: eu não vou correr atrás de um determinado programa só para que ele seja comentado aqui no blog. Eu vou assistir por vontade própria e, caso eu queira falar sobre tal, eu falarei. 
"Mas qual o motivo disso tudo?". Bem, eu decidi deixar o blog um pouco mais "alternativo" e fugir do assunto principal: os livros. Livros são bons? Claro! Mas há muitas outras coisas que são ótimas para serem faladas e quero trazer isso ao Ressacas Literárias. Agora chega de blá blá blá e vamos para o primeiro "Então, eu assisti". Hoje, compartilharei com vocês o anime "To Aru Kagaku No Railgun S", que é um spin-off¹ de "To Aru Majutsu no Index" e continuação de "To Aru Kagaku No Railgun". 

spin-off¹: para quem não sabe, spin-off são séries que se originaram de outras séries. Muitas vezes, é um personagem em especial que ganha uma série só para ele, onde sua vida é mais explorada. 

1-) O ENREDO
To Aru Kagaku No Railgun S conta a história de nossa protagonista Misaka Mikoto que vive com suas amigas na Cidade Acadêmica, na qual possui uma tecnologia mais avançada do que no resto do mundo, abrigando mais de dois bilhões de habitantes, nos quais, grande parte deles são estudantes. Esse lugar seria comum se não concentrasse pessoas que possuem poderes que são desenvolvidos mentalmente em escolas japonesas. Tais poderes vão do nível zero até o cinco, este último sendo o mais poderoso. As pessoas com poderes entram para a Judgment e as de nível zero vão para a Anti-Skill que são organizações onde protegem a cidade e seus habitantes de qualquer situação cruel. Entre os sete mais poderosos de nível cinco, Misaka -a Railgun, a electromaster, a melhor de Tokiwadai- ocupa o terceiro lugar, trazendo para si a escuridão que essa cidade possui, com pessoas cruéis que fazem outras nascerem acreditando que não passam de meras cobaias, que não passam de um nada, tudo isso por causa da ingenuidade de criança da Misaka. Como proteger suas irmãs do projeto SisterS quando fica difícil de proteger até a si mesma? 
Quem disse que charme não combina com nossa protagonista?



















                                                              2-) TRILHA SONORA
O que dizer das músicas cantadas pela banda fripSide especialmente para o anime? Cada música, cada instrumental sejam eles openings ou endings se enquadram perfeitamente com a trama. Sister´s noise é o hino para a primeira parte, encaixando em cada frase tudo o que se trata na história. E para dar um toque a mais, as partes instrumentais tocadas em cenas de forte tensão, tristeza e até alegria, acompanhadas pela sequência de pensamentos dos personagens presentes nas determinadas cenas deixam qualquer um ansiando por mais e mais! 
















                                           3-) EFEITOS
Acho que já dá para perceber que a parte visual do anime é excelente! Grande parte das cenas são de ação com muitos RAIOS, RAIOS E MAIS RAIOS, fazendo os pêlos da nuca de quem assiste se arrepiarem. As músicas e os efeitos fazem parte do mesmo quebra-cabeça, complementando a função do outro. E, não podemos esquecer de que também há cenários -fora do plano das lutas- que chamam a atenção por serem belas paisagens da Cidade Acadêmica, o que nos faz duvidar de que lá se concentram planos horríveis.
Este é Touma Kamijou, protagonista de "To Aru Majutsu No Index" ao lado de Misaka Mikoto que ganhou seu papel principal em "To Aru Kagaku No Railgun".












                                4-) DESENVOLVIMENTO E ALGUNS DETALHES 
No decorrer dos acontecimentos, Misaka questiona tudo. Ela quer saber o que levou aquelas pessoas a serem tão cruéis a ponto de aceitarem que alguém já poderoso possua mais poder matando alguém inocente. Misaka assume toda a culpa para si, pois as pessoas inocentes só estão lá por causa dela, assim, ela impõe a si mesma a proteger as vítimas do projeto SisterS sem se preocupar com as consequências. Mas por que fazer tudo sozinha? Mas por que alguém enganaria uma garotinha inocente para fazer algo tão devastador? Mas por que uma pessoa preferiria ter muito poder ao invés de deixar que alguém viva? Parece ser fácil de entender, não é? Então por que tudo não acabou de uma vez? Por que não enterraram essa história e colocaram uma pedra enorme em cima? 


To Aru Kagaku No Railgun S nos mostra Misaka em seus momentos de medo, devaneios, raiva e culpa que a motiva a passar dias e dias fora de seu conforto para botar um fim nisso tudo.
"Eu quero que essas garotas saibam o quão bonito e brilhante este mundo é."
Misaka quando criança e seu querido Gekota.

Os Gekotas de dedo da Misaka. Fã, sim ou claro?

"Ela é minha irmã mais nova. Todas elas são minhas irmãs mais novas."


5-) CONCLUSÃO E DESFECHO
Quando tudo o que Misaka enfrentou ameaça voltar à tona, só que dessa vez com Febri, tememos de que ela cometa o mesmo erro: de resolver enfrentar tudo sozinha. Mas ela não comete. Ela mostra que aprendeu que suas amigas estão lá para ajudá-la não interessa no que for, que elas não se importam se vão se machucar como Misaka se importa. To Aru Kagaku No Railgun S mexe com a mente dos personagens que dá o mesmo efeito em nós, onde mostra o poder da amizade, mostra que não precisamos de grandes motivos para proteger alguém, mostra que devemos acreditar em nosso potencial mesmo que diversas vezes ele não pareça satisfatório, como Touma fez. 











Enfim, se você é fã de animes ou gostaria de começar a assistir, recomendo este. Muito humor, explosões, ação, explosões, surpresas (já disse explosões?) acompanhado de um enredo bem desenvolvido, personagens cativantes e uma excelente produção.
Nesse post há tantas imagens porque não resisti em colocar só algumas. Há tantas cenas bem legais que se pudesse colocaria todos os episódios aqui!
Por hoje é só, galera! Não se esqueça de deixar um comentário me contando o que achou, qual animes recomenda ou sobre o que sugere para essa nova coluna. Ficarei feliz em saber!

8 comentários:

  1. Muito bom! Ja sai dessa fase dos animes (trauma depois d ter ido a uma Anine friends em sp) mas parece ser mto bom bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elieth! Esse Anime Friends parece ser bem legal, nem imagino o que pode ter acontecido para você ficar com trauma, mas se quiser voltar a ver animes, recomendo muito To Aru Kagaku No Railgun S.
      Abraços!

      Excluir
  2. Só assisti animes quando era criança... Mas quando eu acabar de ver as series que to assistindo pretendo dar uma chance pra esse ai!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance, sim! Se você é fã de comédia, ação e afins, com certeza vai adorar!
      Beijos!

      Excluir
  3. Ai eu preciso ver, mas se for mais Shoujo que To Aru Majutsu no Index eu abandono, não curto muito animes assim, mas pelo menos é no mesmo universo

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo admitir que estou esperando um pouco mais de shoujo para To Aru Majutsu No Index II, pois com alguns trocas de olhares e brincadeirinhas internas entre o Touma e a Misaka em To Aru Kagaku No Railgun S, mostra que romance não é o foco principal para ser colocado em meio ao projeto SisterS e toda essa reviravolta. Ação, humor, tensão e EXPLOSÕES tem tudo na medida certa, assim, um romance complexo estragaria tudo. Bom, por enquanto eu ainda prefiro To Aru Kagaku No Railgun, por esses e outros motivos. Garanto que vai adorar!
      Beijos!

      Obs.: amei saber que alguém por aqui já viu esse anime!

      Excluir
  4. Parece legal. Vou colocar na minha lista de 'quem sabe eu assisto'. Problema é que tem bastante anime legal pra assistir, haha
    xD

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem é que esse anime não é muito longo (foi um dos motivos para que eu começasse a assistí-lo), então não consegui aceitar que terminei de vê-lo. É uma trama muito boa para quem gosta de ficção científica e poderes psíquicos.

      Abraços!

      Excluir

1. Comente aqui, quero saber o que achou do post! Fico feliz em responder.
2. Clique em "Seguir" para acompanhar postagens como essa e me ajudar!
3. Caso queira propôr parceria, collab ou algo do tipo, clique em "Contato" e vamos conversar por e-mail.
4. Pode deixar o link de seu blog/site, gosto de visitar outros blogs!
5.Mi casa es su casa. Volte sempre!